Março 28, 2016

Chef MIGUEL TEIXEIRA

Post by Miguel Teixeira

MIGUEL TEIXEIRA

IMG_2064

 

Nortenho de gema e portuense assumido, inicia a sua formação para seguir medicina. Contudo, a certa altura diz“Chega. Não quero isto…” Abandona a escola e junta-se ao pai, que era proprietário de pastelarias na Maia.

Ganha o ‘bichinho’ pela cozinha, e, em 2000, entra para a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (Núcleo da Feira), onde, durante 3 anos, aprende com o Chef Delfim Soares e a sua equipa as bases, rigor e disciplina necessários para se trabalhar numa cozinha.

Não contente com isto, e porque cozinha é muito mais do que cozinhar, entra para a Escola de Hotelaria do Porto, onde se forma em Gestão Hoteleira, nunca largando os tachos e as panelas.

Muito cedo se deixou apaixonar pelo complicado e caótico mundo da Hotelaria e Restauração…Com apenas um mês de aulas, aventura-se no seu primeiro trabalho ‘à séria’: dizem-lhe para se apresentar num sábado, ainda de madrugada, no Porto Palácio Hotel, para trabalhar. “Ainda me lembro como se fosse hoje”, recorda. “Só me apeteceu fugir!”

Mas não fugiu. E a partir daí, foram três anos de trabalho como extra, no hotel, sob as ordens do Chef Hélio Loureiro. Ainda no Norte, integra os quadros da empresa Heitor de Melo, onde esteve como cozinheiro na inauguração do restaurante do Museu na Fundação de Serralves, e onde foi subindo na hierarquia de uma cozinha, passando pelo restaurante ‘O Comercial’, no Palácio da Bolsa, ou o Restaurante da Marina, entre outros.

Em 2005, chega o primeiro grande desafio: rumar ao Sul para chefiar uma cozinha. O gosto por desafios rapidamente se transformou num ‘sim!’, e viaja para integrar os quadros da Vila Galé Hotéis, passando pelo VG Praia, VG Náutico, até chegar ao momento de efetuar a inauguração do VG Lagos.

Ansiando por algo novo, procura uma deslocação ao estrangeiro com uma breve passagem por Sheffield, com o Grupo Accor, no Mercure Sheffield St. Paul´s Hotel & Spa, onde ficou a conhecer os costumes e tradições gastronómicas inglesas.

A possibilidade de entrar para a hotelaria de 5 estrela faz com que regresse ao Algarve, onde passa a desempenhar funções na CS Hotels Golf & Resorts, como Chef no CS Dunas Suite e no CS Vila das Lagoas. Depois, foi aprender mais sobre a gastronomia alentejana no CS Hotel do Lago Montargil.

Actualmente, é Chef Executivo do Grupo Vidamar, sendo responsável pelas cozinhas do Vidamar Resort Algarve (Albufeira) e Vidamar Resort Madeira (Funchal).

 

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress