1. Homepage
  2. Novidades
  3. O Chefe Recomenda...

Março 18, 2016

O Chefe Recomenda…

Postado por Vitor Hugo

restaurante-bisturi-reabre-na-seccao-regional-norte-da-ordem-dos-medicosEstá pelo Porto e não sabe onde jantar? Não deixe de fazer uma visita ao Restaurante Bisturi que inaugurou recentemente no edifício da Ordem dos Médicos.

Não vale a pena ficar surpreendido com o nome pois aqui, o Bisturi apenas é usado no nome, na cozinha usam-se os mais variados objectos de corte, mas apenas para operações gastronómicas que o deixarão de água na boca.
O espaço envolvente, a belíssima casa, e a interpretação dos sabores tradicionais, podem bem ser a cura para todos os males quando o apetite fala mais alto.

Passa desapercebido o edifício que alberga a Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, mesmo junto ao jardim de Arca d’Água, mas, lá dentro esconde-se uma casa rodeada de verde, onde sugerimos que aproveite o sol e oiça a natureza, em pleno coração da cidade.

Em sentido contrário ao que o nome faz antever, é um espaço em que a comida de conforto e de paladares familiares ganha protagonismo. A gastronomia aqui servida não é desenhada a regra e esquadro, embora cuidada, aposta mais no sabor e na conjugação dos ingredientes do que no perfeccionismo da forma.

O chefe Nuno Maia que assumiu o leme da casa, recusa a assinatura de autor e prefere desenvolver a ideia de uma comida de conforto, em que os ingredientes isolados e em conjugação, remetem para outras paragens e memórias.

A partilha e o convívio, são umas das prioridades da casa e todas as entradas chegam à mesa com esse destino. O Cheesecake de bacalhau, é um bom exemplo de como se fundem os sabores familiares à inovação, num prato bem conseguido. Numa carta dividida entre entradas, clássicos e pratos tradicionais portugueses com um ‘twist’, como a Cabidela de frango, o Roastbeef ou o Bacalhau, em formato Brás ou com broa.

Depois surgem as inovações de inspiração diversa, onde os mais destemidos poderão deliciar-se com verdadeiras criações gastronómicas, como o “Surf n’ turf”, o “Vai dar raia” ou “Uma Francesa na Ordem”, uma reinterpretação da francesinha. É aqui que a ação do Bisturi é mais evidente, embora se limite à sala de operações, vulgo cozinha, aqui todos os pratos vêm desossados e sem espinhas, para feliz usufruto dos comensais.

Para terminar em beleza, sugere-se o Carpaccio de abacaxi com sal de baunilha, acompanhado de gelado artesanal e também a Mousse de lima, o Suspiro, o chocolate e o Porto ou o Kiwi gratinado.

Restaurante Bisturi
Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos
Rua Delfim Maia 405 – Porto
Tel. 916 253 990

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress